h1

Comics forever

23 agosto, 2006

                                                  

Muitos aqui sabem do meu hobby (sim, esse é declarado..agora os outros… hihihi): Histórias em Quadrinhos. Comecei cedo, assim que aprendi a ler (com 5 anos mais ou menos) e fiz o caminho inverso: Comecei com quadrinhos de heróis e só depois conheci os da Turma da Mônica. Os resultados visíveis de tal mania são: cultura nerd nível MASTER, menos dinheiro no bolso, pilhas e pilhas de HQs de todos os tipos saindo pelo ladrão e a ameaça constante de minha mãe de jogá-los fora ou incinerá-los.

Pensar nisso me dá calafrios. Já fui acometida por esse pânico nos momentos mais estranhos… tipo, às 9 da manhã dentro do ônibus cheio, aquele estalo: “Cristo! E se minha mãe surtar e quiser jogar todos os meus quadrinhos fora?” – Coração disparado, suor frio, desespero, vontade de gritar: -“Pare o ônibus!!!” – ataques súbitos de colecionadora psicótica. Depois de minha separação tive que pedir abrigo na casa da ídiche-mame novamente. Levei apenas algumas roupas, cds, livros…e toneladas de quadrinhos.

Erra quem pensa que acompanhar e ler quadrinhos seja algo fácil. Os títulos são mensais e saem por diversos selos/editoras em datas diferentes. É preciso um controle, uma espécie de catálogo para poder acompanhar todos os lançamentos.

Aqui no Brasil a área ainda está em expansão (er… isso há décadas) então, por enquanto, nossas opções são restritas. (ainda estamos sob a ditadura Marvel/DC). Mas nos EUA e Europa a coisa é uma loucura. São centenas de títulos lançados simultaneamente. É preciso traçar muito bem seu gosto e preparar o bolso. É fácil gastar uma grana PRETA em quadrinhos. Experiência própria.

As equipes criadoras (roteirista, desenhista e editor) mudam a todo instante e não raramente com elas, a história e a coerência dos personagens. O ideal é começar lendo algumas edições que sirvam de referência para você não se perder no samba-do-roteirista-doido ou pensar que seu herói preferido é esquizofrênico.

Por isso, fiz uma lista das melhores edições fechadas de quadrinhos para iniciar os neófitos interessados nesta rara arte..

Chamamos de “edições fechadas” histórias que não exigem uma continuidade, são episódios com começo meio e fim, uma edição única, como um livro. Também são chamadas de “one shots” e outras, devido ao formato (capa dura ou rígida, formato premier) de Graphic Novels.(ou “romances gráficos”).  Sin City (os quadrinhos que foram adaptados para o cinema por Robert Rodriguez) é um tipo de Graphic Novel.

Nas Graphic Novels há uma preocupação maior com o fluxo da narrativa, que adota um ritmo diferenciado e também com a arte, que pode ser completamente oposta ao formato seqüencial que impera nos quadrinhos tradicionais. Funcionam mais ou menos como uma espécie de “story board”, onde se dá muita atenção aos diálogos e se capricha no plano das cenas. Nelas, ficam perceptíveis sutilezas e traços de personalidade emprestados aos personagens que dificilmente seriam vistos numa história mensal, onde a narrativa é rápida, ágil e muitas vezes rasa, pois se dá mais importância à ação do que à “arte” em si.

Temos também a opção dos TPs (trade paperbacks), compilações de um arco inteiro de histórias de um certo personagem. Recentemente, foram lançados pela Conrad vários TPs de Sandman, cujas edições anteriores tiveram a periodicidade totalmente comprometida aqui no Brasil, por conta de brigas entre editoras e outros perrengues que não valem a pena de serem citados aqui. O mercado editorial de quadrinhos no Brasil merece um outro post, na verdade…merece um livro, uma tese, um estudo psiquiátrico….

Enfim, aqui vai a lista pra quem quiser começar a ler quadrinhos. Gostaria de comentar um por um, mas são muitos e minha grande paixão e admiração pelas obras com certeza vai me impedir de ser breve. Portanto, fica a indicação. Peço que confiem no meu bom gosto, que é extremo, ora bolas.

Todos os títulos citados aqui são considerados clássicos do gênero. Seus argumentistas e desenhistas são artistas consagrados e premiados em muitas categorias editoriais. Vai na fé.

Aviso aos navegantes: Ler quadrinhos é um caminho sem volta…Bwahuahuahaaaa! (Atenção: Graphic Novels e One Shots dificilmente são encontrados em bancas. Vez ou outra você se depara com um relançamento, mas é raro. Vá a sebos ou procure em sites de leilão na net. Muitos colecionadores se desfazem de raridades e é possível comprar clássicos por uma bagatela. Pesquise.)

Demolidor – O Homem sem Medo – (Frank Miller/John Romita Jr (arte))Batman – O Cavaleiro das Trevas Frank Miller (desenho e roteiros) e Batman: Ano Um – Frank Miller/David Mazzuchelli (arte))

Batman – A Piada Mortal (Alan Moore/Brian Bolland (arte)) Batman – Asilo Arkham. (Grant Morrisson/Dave McKean (arte)Marvels – (Kurt Busiek/Alex Ross (arte))

O Reino do Amanhã – (Mark Waid/Alex Ross (arte))

America – Robert Crumb

Maus – Art Spiegelmann (vencedor do prêmio Pullitzer, narrativa estupenda sobre os horrores da II Guerra)

Elektra Assassin – Frank Miller e Bill Sienkwicksz (Essa é minha predileta. Mas merece um post só falando dela)

Sin City – Frank Miller (arte e roteiros) – A Noite da Vingança, O Assassino Amarelo, A Cidade do Pecado, A Dama Fatal, A Grande Matança (as cinco edições que foram adaptadas para o filme)a href=”http://www.gibilandia.com/archives/001047.php” mce_href=”http://www.gibilandia.com/archives/001047.php”>Wolverine & Destrutor – Fusão – Walter Simonson/Louise Simonson/Jon J Muth e Kent Williams (arte) – Essa vale pela arte. Dois desenhistas maravilhosos: Jon J Muth e Kent Williams numa só minissérie

Hard Boiled – Frank Miller & Geoff Darrow

Watchmen – Alan Moore (um dos melhores roteiristas de quadrinhos ever) Dave Gibbons (arte)V de Vingança – Alan Moore/David Lloyd (arte) – (história incrível, vai virar filme em 2006 com Natalie Portman)

Monstro do Pântano (Alan Moore/vários artistas) – A eterna guerra entre o grotesco e o sensível que habita em todos nós.

Do Inferno – (Alan Moore/Eddie Campbell (arte)) – Adaptado para o cinema com Johnny Depp no papel principal)O Edifício/ O Nome do Jogo – Will Eisner ( Will Einsner era um mestre e um dos precursores da arte sequencial)

Novos Deuses – Jack Kirby

Homem-Aranha – A morte de Gwen Stacy

(Stan Lee/John Romita (arte))Sandman (Neil Gaiman – O inglês Neil Gaiman é um dos contistas de fantasia mais estupendos que já pisaram em solo terrestre. Além de quadrinhos, tem inúmeros livros publicados. Tem uma queda por misticismo e poesia. Entre seus personagens estão Lúcifer (ele mesmo) A Morte e o Sonho (Sandman). Um trabalho primoroso, um casamento perfeito entre arte e narrativa. Denso, filosófico, fantástico e belo. Não deixe de ler. Mergulhe de cabeça.

Morte: O Grande Momento da Vida/Morte: O preço da vida/Black Orchid/Caçadores de Sonho/Fumaça e Espelhos/ Stardust.Quadrinhos Europeus – ( A maioria dos quadrinhos europeus é editada no formato Graphic Novel, mas existe o mercado italiano de quadrinhos que lança ótimos títulos em formatinho (formato do gibi da Mônica))

Corto Maltese – (Vários)Hugo PrattGuido Crepax – (Valentina/ Venus in Furs)

Tin Tin – (Vários)

Moebius – (Vários)

Milo Manara ( Vários…er…erótico)

Asterix ( Gosciny & Uderzo) – Vários (mas meu preferido é Asterix Entre os Bretões: HILÁRIO)E muitos outros que não foram citados aqui. Se precisar de ajuda, é só me chamar. Enjoy ; > **

Site magnífico do desenhista de Guerras Secretas: Gabrielle Dell’otto

http://www.dellotto.it/

Muito bom!!!!!

One comment

  1. Eu acrescentaria pouca coisa a essa lista:
    😉

    – Black Kiss, do Chaykin;

    – O Incal do Moebius e Jodorowisky;

    – Blood: Uma história de sangue com arte do pintor Kent Williams

    e o maior sacrilégio da tua lista:
    – WATCHMEN, do Alan Moore.

    Ajudei?

    BEIJO



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: