h1

Siga o Coelho Branco

1 novembro, 2006

Covenant – (porque eu também sou uma garota eletrônica)

É uma banda sueca de música eletrônica que conheci em idos de 1990-e-alguma-coisa- longínqua-e-gótica. Gosto deles. Algo meio cyberpunk… na verdade, o estilo se chama E.B.M (eletronic body music) do qual eu particularmente sou fã.

Essa introdução vai direto na testa de PRECONCEITUOSOS que dizem que música eletrônica “é tudo igual”. Esse é um comentário burro e míope, e pior, DE GENTE VELHA. Porque a coisa não é bem assim.

Quem solta esse tipo de sentença provavelmente NÃO CONHECE música eletrônica de fato. Dentro dela existem inúmeras ramificações e estilos, assim como no jazz, no rock e qualquer outro gênero musical. Não gosto de muitos, tolero alguns, AMO outros, detesto a maioria “pop”. Outro fato que me faz gostar de música eletrônica é que ADORO DANÇAR. Me acabo na pista a ponto de não conseguir andar no dia seguinte. Simples assim.

Erra também quem diz que para fazer música eletrônica não é preciso sacar de música, só de programação. Ou nem isso. Mentira. Uma coisa não vive sem a outra. Conheço grandes músicos que largaram violinos e oboés e apaixonaram-se por teclados e softwares de uma forma que não os trocam por nada nesse mundo. E continuam produzindo música de ótima qualidade.

Três shows de música eletrônica estão entre os melhores que já vi na vida: Kraftwerk, Chemical Brothers e Nine Inch Nails. Três bandas de gêneros completamente distintos, muito boas no que se propõem a fazer, dentro da música eletrônica.

Amo EBM/Industrial/Dark Wave. E essa música do Covenant (cujo video lembra MUITO Kraftwerk – influência direta – óbvio) fala sobre o tempo…algo raro para mim ultimamente… é claro que existem milhares de canções sobre o tema…mas gosto espeficamente dela por conta da primeira frase:”O tempo é como uma bala qua atinge suas costas”. É verdade.

Se você ainda quer referências de boas bandas EBM básicas, procure: Projekt Pitchfork, Meat Beat Manifesto, Haujobb, Front Line Assembly. Wolffsheim, VNV Nation, Apoptygma Berzerk entre outras. Se quiser conhecer outros gêneros “eletroncos” talk to me.

Take a walk on the eletronic side…

E se você não gosta de música eletrônica…bem, azar o seu. Vai tocar banjo então.

Bullet

O tempo é como uma bala qua atinge suas costas
Eu corro por abrigo, assim como você
Tempo é como algo líquido em minhas mãos
Eu nado rumo à terra firme, assim como você

O tempo é como um cobertor sobre meu rosto
Eu tento estar aqui, assim como você
Tempo é só uma invenção de nossas mentes
Vou sobreviver e você também vai
Nós somos os únicos neste exato momento que celebram
E estamos juntando nossas mãos, neste exato momento
Nós somos os únicos neste exato momento que sufocam
Nós estamos morrendo, neste exato momento
Assim como as àguas castigam as pedras
Nós ascendemos e caímos
Enquanto nossas cinzas se espalham
Nós brilhamos como estrelas

Beijos nas pistas de dança do passado
Eu preciso de conforto, assim como você
Reverberando como as notas do contrabaixo, o tempo passa
Eu quero a última dança, assim como você

Me afogando na enchente da luz da manhã
Sou apenas humano, assim como você
Você pode ouvir a cidade acordando?
Eu vou sobreviver e você também

(Bullet- Covenant)

6 comentários

  1. Não tenho nada a comentar, apenas concordar com tudo o que você escreveu.


  2. Gosto muito de EBM.

    Lembro de ter visto um Show do FXN na Rave Brasil, acho que foi em 2001… que me deixou muito impressionado com a vitalidade de um gênero considerado “frio” ou “técnico”.

    Como em todos os estilos, existem os bons e os maus grupos, mas é um estilo cheio de estilo 😛

    Para quem gosta de barulho, e não conhece ou gosta de EBM, recomendo Wumpscut.
    Para quem gosta de doçura recomendo e não conhece EBM, recomendo Love Spiral Downwards.

    Aliás, basta ouvir “By Your Side” que dá vonta de chorar, sabia?


  3. Tee…

    Porra LSD (Love Spiral Downwards) tem algumas das mais belas músicas que já ouvi na vida. Ouvi-los no começo de TPM é querer se enforcar no pé-de-couve na certa.

    Tb curto Chandeen, Slowdive, Delirium, This Mortal Coil… (êta gotiquice…) sabe o que descobri recentemente? Android Lust, e minha nova paixão – Autumn’s Grey Solace (ouça The Unshakable Demon) MUITO BOM.

    Wumpscut é Oi! demais pra mim… : P


  4. Já ouvi quase tudo isso aí, ó! 😀


  5. Falar de Covenant é algo prazeroso: uma das grandes bandas de synthpop/electro/EBM que está na ativa. São 20 anos de carreira consistente, produzindo discos sensacionais e faixas maravilhosas. E a incorporação cada vez maior do electro está deixando o som deles ainda melhor.
    Discordo um pouco da lista de bandas de EBM, mas isso é uma outra discussão. Independente de estilos e gêneros, o importante é gostar da música 😉


  6. ADORO MUSICAS ELETRONICAS E MUSICA EMOCOREEEE
    ULTIMAMENTE SÃO TANTOS OS ESTILOS KI ESTOU ATÉ POR FORA VEJAMOS ALGUNS: ACID TRANCE, GOA TRANCE, ACID GOA, PSY TECNO, PSY TRANCE, FLASH HOUSE, TECNO DJ, TECNO BASS, GUM BASS, ELETRONIC PSY TRANCE, DANCE GOA, SPIRIT ECSTAZE…. E POR AÍ VAI!!![:D]



Deixe um comentário

