h1

Nosce te ipsum

9 janeiro, 2007

“Quero apossar-me do é da coisa.Quero possuir os átomos do tempo.

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.

Mas bem sei o que quero aqui: quero o inconcluso. Quero a profunda desordem que no entanto dá a pressentir uma ordem subjacente.

Um dia eu disse infantilmente: eu posso tudo. Era a antevisão de poder um dia me largar e cair num abandono de qualquer lei. Elástica.

Esta é a vida vista pela vida. Posso não ter sentido, mas é a mesma falta de sentido que tem a veia que pulsa.  Nós – diante do escândalo da morte.

Quando eu morrer então nunca terei nascido e vivido: a morte apaga os traços de espuma do mar na praia.

Custa-me crer que eu morra. Pois estou borbulhante numa frescura frígida. Minha vida vai ser longuíssima porque cada instante é. A impressão é que estou por nascer e não consigo.

Você que me lê que me ajude a nascer.

Eu, que vivo de lado, sou à esquerda de quem entra. E estremece em mim o mundo.

Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro.

Eu – eu sou a minha própria morte.

Sou herege. Não, não é verdade. Ou sou? Mas algo existe.

Nesse âmago tenho a estranha impressão de que não pertenço ao gênero humano.

Comprazo-me com a harmonia difícil dos ásperos contrários.

Minha essência é inconsciente de si própria e por isso me obedeço cegamente.

Não gosto é quando pingam limão nas minhas profundezas e fazem com que me contorça toda. Os fatos da vida são o limão na ostra? Será que a ostra dorme?

A verdade está em alguma parte: mas é inútil pensar. Não a descobrirei e no entanto vivo dela.

Estou me fazendo. Eu me faço até chegar ao caroço.”

Clarice Lispector

3 comentários

  1. Inefável e genial. Cada vez mais sinto-me compelido a conhecer melhor Clarice.


  2. Fantástico, né?

    Bate muito bem com os meus posts de ontem e hoje e com o que eu ando sentindo.


  3. Clarice sempre nos socorre com as palavras que nos faltam…



Deixe um comentário

