h1

Filosofando…

18 junho, 2007

 Sou uma filósofa frustrada….Ou não.

Eu realmente gostaria de ter tempo (e dinheiro) e levar a cabo minha vontade de fazer mais uma faculdade… de filosofia, talvez… e de gastronomia também…e de psicopedagogia…e de história, design de interiores, moda, artes dramáticas, dança, música…

Adoro estudar.

Pena que isso não serviu para muita coisa. Rá!

Agora, me digam…

Qual o significado do Universo? E de um grão de areia? E a diferença entre os dois?

Ambos simplesmente existem.

O significado de nossa vida está em nossa simples existência.

Mas estamos tão absortos em realizar coisas, alcançar objetivos, a maioria de valor externo e duração passageira, que esquecemos que nosso valor interno, o êxtase associado ao simples fato de existirmos, de estarmos VIVOS, é o que realmente importa.

Sábio era o poeta: “…Cerca-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais, é NADA.”

Faça de sua existência uma bela canção, para ser assoviada pelo vento quando ela finalmente acabar.

9 comentários

  1. Nao… nao é frustrada! Um filósofo É um filósofo a partir do momento que questiona as coisas mais óbvias… vc é um filósofa em tempo integral… Agora ganhar pra abstrair já é querer d+…hahaha… Falando em filosofia, estou boquiaberta! Desculpe a ignorancia, mas só agora descobri que o Romantismo nasceu na Alemanha… e o cara mais influente nasceu em Stuttgart!!!! Quem conhece os alemaes pós-guerra nao consegue acreditar que um dia a Alemanha foi o berco do Romantismo… a vertente filosofica mais linda na minha opiniao… “O unico ponto fixo a que a filosofia pode se ater é a própria história.” (Hegel)


  2. Você definiu meu jeito de pensar de maneira tão perfeita que eu estou até meio assustada. Só queria não esquecer dessas coisas às vezes, no meio do desespero do cotidiano, das exigências chatas da rotina, quando a gente esquece porque está fazendo tudo isso afinal. Tem horas que desanima. Ainda bem que existem os amigos, os parentes, as pessoas amadas, para nos lembrar disso.


  3. Uau. Tem como não dizer o tempo todo que você é o máximo? Faço da Alessandra, minhas palavras! E se quiserem uma resposta perfeita: 42!


  4. Filosofia é a ciência da felicidade.
    Um dos filósofos gregos (não lembro qual) disse algo como “se queres ser feliz, não te ocupes muito”. Pegue leve.🙂


  5. Vou tentar me lembrar disso. Embora no fundo eu já saiba e silenciosamente sempre me lembre. Mesmo quando tudo dá errado. Te adoro. E sinto sua falta sempre.
    Mas me resta a dúvida de até onde posso ou devo ir…uma dúvida deveras cortante, mas aos 33 é permitido ter dúvidas?? tsc…
    Gi


  6. Poderíamos nos pechar (bem gaúcho) numa facul de moda ou gastronomia. Quem sabe? ;D hehehe Esse mundo de opções nos deixa sem ação…


  7. Sempre achei que a melhor explicação era simplesmente viver. É pouco, mas basta. Não deve ser a toa ou por acidente.

    bj


  8. “viver ultrapassa todo entendimento”.

    Frase boa da Clarice!😉


  9. Clarice Lispctor disse uma vez:
    “entre dois grãos de areia, por mais juntos que estejam, existe um intervalo de espaço… está a linha de mistério e fogo, que é a respiração do mundo…”

    quem sou eu pra duvidar dela?
    e acho mesmo que os mistérios de tudo estejam nesses ‘espaços’ que não vemos, e talvez, nunca veremos!



Deixe uma resposta

